Para o Código Civil, qual o significado de coação? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Para o Código Civil, qual o significado de coação?

Últimos Posts

Para o Código Civil, qual o significado de coação?

 

Qual o significado de coação

Coação. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; para o Código Civil, qual o significado de coação?

Resposta

Primeiramente, vale a pena explicar que, o Código Civil não dá um significado direto para a coação. Nesse sentido, o Código Civil trata da coação como um defeito do negócio jurídico, nos artigos 151 a 155. Certamente, dos artigos do Código Civil, que tratam da coação, a ordem do artigo 151 merece destaque, e é a seguinte: "A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens". 

Significado

Assim, coação é algum tipo de pressão física ou moral, feita diretamente sobre uma pessoa ou sobre seus bens ou, ainda, sobre sua honra. Assim, a finalidade da coação é obrigar alguém a efetuar algum negócio. É certo que, comprovada a coação, o negócio jurídico pode ser anulado.

Informação importante

Com efeito, o negócio jurídico é um acordo feito por pessoas capazes, de forma prevista e não proibida por lei. Nesse sentido, esse acordo deve ter objetivo lícito, possível, determinado ou determinável, visando a aquisição, modificação ou extinção de direito ou dever, existente entre essas pessoas. O nosso Código Civil regula sobre o negócio jurídico nos artigos 104 a 184.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.