Mulher - vítima de violência física e/ou psicológica - possibilidade de indenização pelo Código Civil Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Mulher - vítima de violência física e/ou psicológica - possibilidade de indenização pelo Código Civil

Últimos Posts

Mulher - vítima de violência física e/ou psicológica - possibilidade de indenização pelo Código Civil

 

Mulher viítima de violência
Mulher vítima de violência - Foto: Anete Lusina/Pexels

Mulher vítima de violência física e/ou psicológica. Pedido de indenização contra o agressor, conforme determinações do Código Civil. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; 

para o Código Civil, a mulher, vítima de violência física e/ou psicológica, pode pedir indenização por danos morais e materiais, contra o agressor?

Primeiramente, é importante explicar que, é ato ilícito, praticado pelo agressor, a ação voluntária, ou seja, espontânea, que causa danos à mulher. Essa é a essência do artigo 186, do Código Civil.

Como consequência, o artigo 927, também, do Código Civil, dá a ordem de possibilidade de reparação de dano à ofendida, por prática de ato ilícito do artigo 186, do Código Civil. A reparação de dano é feita por indenização, solicitada através de ação judicial.

Assim, é possível a mulher ser indenizada, mediante violência física ou psicológica, por prejuízos financeiro e emocional, causados pelo agressor. Com efeito, essa obrigação de o agressor indenizar a mulher, vítima de violência, por ação voluntária, ou seja, espontânea, é a ordem do artigo 927, do nosso Código Civil.

Forma de indenização

Com efeito, a forma, como a vítima será indenizada, dependerá do caso concreto levado à análise do judiciário e da convicção do juiz. A indenização em dinheiro é a forma mais comum. 

No entanto, vale a indicação de que, a indenização deve proporcionar satisfação do dano, fazendo desaparecer, quando possível, os efeitos danosos causados. Isso, sem causar enriquecimento ilícito para a vítima; ou seja, o valor indenizatório deve ser correspondente ao dano a ser reparado. 

Nesse sentido, o Código Civil, no artigo 944 é expresso ao determinar que: “A indenização mede-se pela extensão do dano”.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.