Decisão do STJ - danos morais - comercialização ilícita de produtos e serviços - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ - danos morais - comercialização ilícita de produtos e serviços -

Últimos Posts

Decisão do STJ - danos morais - comercialização ilícita de produtos e serviços -

comercialização de produtos falsificados


Danos morais, pela comercialização ilícita de produtos e serviços. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; Decisão do STJ, entendendo que danos morais - pela comercialização ilícita de produtos e serviços, não dependem de prova para indenização.

Sobre a Decisão

Interessante decisão, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, entendendo que, a comercialização de produtos falsificados afeta a identidade construída pelo titular da marca, resultando na mudança de público-alvo e desvirtuando as qualidades que o proprietário busca ver atreladas à sua imagem, por isso, os danos morais; ou seja, extrapatrimoniais, pela comercialização ilícita de produtos e serviços não dependem de prova para que possam ser compensados.

Sobre o entendimento do julgado

Nesse sentido, ficou marcado na decisão que,  o entendimento tradicional do STJ é no sentido de que os danos morais experimentados pela pessoa jurídica, diferentemente daqueles sofridos pela pessoa física, não são presumidos, devendo ser comprovados para que haja a compensação.

Todavia, nos casos em que há violação do direito de marca, notadamente naqueles em que há falsificação ou pirataria, o ato ilícito atinge a própria identidade do titular do direito de propriedade industrial.

Divulgação da Decisão

A decisão foi divulgada no site do STJ, em uma notícia com o título “Danos morais gerados a pessoa jurídica por venda de produtos falsificados podem ser presumidos, decide Terceira Turma”. O número do processo não foi divulgado por correr em segredo de justiça.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui 

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.