Qual o prazo, para apresentação de laudo pericial - ação judicial que busca comprovação de alienação parental? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Qual o prazo, para apresentação de laudo pericial - ação judicial que busca comprovação de alienação parental?

Últimos Posts

Qual o prazo, para apresentação de laudo pericial - ação judicial que busca comprovação de alienação parental?

Qual o prazo, para apresentação de laudo pericial - ação judicial que busca comprovação de alienação parental?


Apresentação de laudo pericial. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; qual o prazo, para apresentação de laudo pericial, em uma ação judicial que busca comprovação de alienação parental?

Prefere ouvir o conteúdo?



Resposta

Sobre o prazo, para apresentação de perícia, em processo que analisa a existência de alienação parental, em caso apresentado em juízo, o parágrafo 3º, do artigo 5º, da Lei 12.218/10, determina que: “O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrência de alienação parental terá prazo de 90 (noventa) dias para apresentação do laudo, prorrogável exclusivamente por autorização judicial baseada em justificativa circunstanciada”.

Perícia na alienação parental

O artigo 5º, da Lei nº 12.318/10, que dispõe sobre a alienação parental, também determina que: “Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial”.

Explicação sobre alienação parental

Nesse momento, é importante informar que, alienação parental é o ato de interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este, conforme determina expressamente o artigo 2º, da Lei nº 12.318/10, que dispõe sobre a alienação parental.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Assim, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.