Dívida de aluguel. Parcelamento no processo de execução Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Dívida de aluguel. Parcelamento no processo de execução

Últimos Posts

Dívida de aluguel. Parcelamento no processo de execução

 

Execução de Aluguel
Calculadora - Foto: Estoque PowerPoint

Explicação Importante

Nesse sentido, vale a pena explicar que, a dívida, por falta de pagamento de aluguel de imóvel, pode ser exigida, por ação judicial de execução. A condição é a existência de contrato de locação escrito. Essa é a exigência do artigo 798, inciso I, a, do Código de Processo Civil.

Com efeito, o contrato de locação é título executivo extrajudicial, pois, demonstra a obrigação do inquilino pagar o valor mensal. Isso, é o que determina o inciso VIII, do artigo 784, do Código de Processo Civil. Com efeito, a essência é a existência de documento, com os seguintes elementos: A) liquidez. B) certeza. C) exigibilidade.

Assim, nesse caso específico, são qualidades essencias do título executivo extrajudicial: 

1) Liquidez tem o sentido de que, de forma clara, o valor mensal do aluguel está indicado no contrato de locação, conforme a obrigação ali constante.

2) Certeza tem o sentido de que, a obrigação de pagar aluguel está exatamente indicada no título; ou seja, não depende de qualquer condição ou elemento para ser identificada.

3) Exigibilidade tem o sentido de que, a obrigação, expressamente indicada no contrato, não foi cumprida e, a partir disso, o credor pode reclamar seu cumprimento.

É possível o parcelamento de dívida de aluguel de imóvel, em um processo judicial de execução?

O inquilino pode pedir o parcelamento do débito de aluguel. Isso, mediante a ordem do artigo 916, do Código de Processo Civil, que permite essa opção. Nesse sentido, o inquilino pode pedir o parcelamento da dívida, da seguinte forma: 

1) depósito imediato de trinta por cento do valor da dívida mais custas e honorários de advogado do locador. 

2) divisão do valor restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês. Com efeito, no processo de execução, o inquilino deve pedir parcelamento da dívida, no prazo de sua defesa.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima esclarecem o tema dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

Nesse blog são publicados outros textos sobre dívida, visando esclarecer as dúvidas do do dia a dia de todos. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.