Corretor de imóveis: quais são as suas obrigações de acordo com o Código Civil? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Corretor de imóveis: quais são as suas obrigações de acordo com o Código Civil?

Últimos Posts

Corretor de imóveis: quais são as suas obrigações de acordo com o Código Civil?

Corretor e cliente
Corretor e cliente — Foto: RDNE Stock project/Pexels

Explicação Inicial

Primeiramente, é importante explicar que, pelo contrato de corretagem, uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer relação de dependência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas. Essa, é a ordem exata do artigo 722, do Código Civil.

Para o Código Civil, quais as obrigações do corretor?

Originalmente, logo que o Código Civil entrou em vigor, as obrigações do correto eram tratadas de forma mais concentrada, no artigo 723, conforme indicação na imagem abaixo, até que, a lei 12.236/10, alterou esse dispositivo legal, desmembrando o texto.


Obrigações do corretor de imóveis
Foto: direitointergral.com

Pela atual regra, o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio. Essa, é a ordem exata do caput do artigo 723, do Código Civil.

Por outro lado, a lei 12.236/10 incluiu o parágrafo único nesse artigo 723, do Código Civil, para deixar bem clara a responsabilidade do corretor, por perdas e danos ao cliente. Com isso, atualmente, o parágrafo único, desse artigo 723, do Código Civil, determina: “Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência”. 

Relação de confiança entre o corretor e seu cliente

Com efeito, é interessante refletir que a lei valoriza a relação de confiança entre o corretor e seu cliente. A rigor, percebe-se que, o Código Civil, ao tratar do contrato de corretagem, no artigo 722, não faz qualquer restrição quanto à forma de prestação de serviço; assim, é aceitável o entendimento de que, não havendo proibição contratual, o corretor, pode ser auxiliado por um terceiro. 

No entanto, é razoável concluir que, o corretor,  profissional contratado para executar o trabalho, deve ser o responsável pelos atos praticados por esse terceiro e pelos encargos remuneratórios desse auxílio. Comumente, é chamado de subcorretagem, o trabalho exercido por esse terceiro, que auxilia o corretor. 

Nesse sentido, Maria Helena Diniz, na sua obra “Código Civil Anotado” ao comentar o artigo 723, do Código Civil, ensina: “A subcorretagem será permitida se não houver proibição nesse sentido prevista no contrato. Caso em que o corretor poderá ser auxiliado por um terceiro, assumindo a responsabilidade por seus atos e pela sua remuneração”.

Final

Por fim, esse blog oferece ao leitor e à leitora outros textos interessantes nas áreas do Direito Civil, sempre com o objetivo único de esclarecer as dúvidas de todos. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.