Como garantir um contrato de locação em área urbana em qualquer cidade do Brasil? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Como garantir um contrato de locação em área urbana em qualquer cidade do Brasil?

Últimos Posts

Como garantir um contrato de locação em área urbana em qualquer cidade do Brasil?


Chaves da casa
Chaves de casa — Foto: PhotoMIX Company/Pexels


Quais garantias podem ser exigidas, no contrato de locação de um imóvel, para finalidade residencial ou comercial?

Conforme o artigo 37, da lei 8.245/91, conhecida como lei do inquilinato, o locador, pode exigir uma das seguintes modalidades de garantia da locação: 

I - caução; 

II - fiança; 

III - seguro de fiança locatícia; 

IV - cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. 

Nesse sentido, o locador não pode exigir mais de uma modalidade de garantia em um mesmo contrato de locação. Essa, é a ordem do parágrafo único, desse mesmo artigo 37, da lei do inquilinato, que determina a pena de nulidade, na ocorrência dessa situação.

Informação Importante

Nesse momento, é importante informar que, salvo disposição contratual em contrário, qualquer das garantias da locação se estende até a efetiva devolução do imóvel, ainda que prorrogada a locação por prazo indeterminado. Essa, é a ordem do artigo 39, da lei do inquilinato.

Além disso, não estando a locação garantida por qualquer das modalidades, o locador poderá exigir do locatário o pagamento do aluguel e encargos até o sexto dia útil do mês vincendo. Essa, é a ordem do artigo 42, da lei do inquilinato.

Final

A rigor, uma das modalidades mais usadas nas locações de imóvel urbano, tanto para a finalidade comercial como residencial, é a caução. Clique aqui, para saber, especificamente sobre caução na locação de imóvel, em qualquer cidade do Brasil. Com certeza, finalidade desse blog é de, unicamente, informar, de forma clara e objetiva, assuntos jurídicos de interesse de todos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.