STJ decide sobre inclusão de sobrenome de padrinho para formar prenome composto Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada STJ decide sobre inclusão de sobrenome de padrinho para formar prenome composto

Últimos Posts

STJ decide sobre inclusão de sobrenome de padrinho para formar prenome composto

 

Símbolo da Justiça
Símbolo da Justiça

Sobre a Decisão

Interessante decisão, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, no REsp 1951170/DFT, entendendo que é possível alterar o registro de nascimento para incluir o sobrenome de padrinho ao nome, formando, a partir do acréscimo, um primeiro nome composto.

Sobre o Entendimento

Nesse sentido, para o colegiado, a legislação autoriza a alteração do prenome sem exigência de motivação para tanto, de modo que, se é permitida a substituição de um prenome por outro, não seria plausível proibir a inclusão de determinada partícula para deixar o prenome duplo ou composto.

Da Divulgação da Decisão

A decisão foi divulgada no site do STJ, em uma notícia com o título “Para Terceira Turma, é possível incluir sobrenome de padrinho para formar prenome composto”.

Final

Nesse blog, o leitor e a leitora encontram outros textos sobre direitos e deveres no casamento. Com certeza, o objetivo é, unicamente, conseguir esclarecer as dúvidas do cidadão cumum, de forma clara e direta. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.