O que quer dizer a garantia de prioridade da criança? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada O que quer dizer a garantia de prioridade da criança?

Últimos Posts

O que quer dizer a garantia de prioridade da criança?

Garantia de Prioridade da Criança e do Adolescente
Garantia de Prioridade da Criança e do Adolescente - Foto: Estoque PowerPoint


Os Direitos da Criança e do Adolescente

Primeiramente é importante destacar que a legislação brasileira criou uma lei específica para garantir direitos próprios da criança e do adolescente.

Com isso, é o Estatuto da Criança e do Adolescente visa a proteção integral à criança e ao adolescente.

Nesse sentido, a lei determina, no artigo 4º que:

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

Efetivamente, o parágrafo único, desse mesmo artigo 4º, indica elementos que formam a garantia de prioridade das pessoas com menos de dezoito anos, da seguinte forma:

“A garantia de prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.”

Nesse sentido, a garantia de prioridade à criança, prevista no parágrafo único do artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, tem como objetivo assegurar que crianças e adolescentes recebam atenção especial e imediata em todas as esferas da sociedade. 

Assim, essa garantia estabelecida por essa lei envolve diversos aspectos, como a precedência no atendimento em órgãos públicos e privados, a destinação preferencial de recursos para políticas sociais voltadas à infância e a garantia de proteção contra abusos e negligências. 

Essa garantia é um princípio que reflete a importância de proteger os direitos fundamentais do menor, promovendo seu desenvolvimento saudável e integral.

Além disso, esse princípio reforça a necessidade de respostas ágeis por parte do sistema jurídico quando há ameaça aos direitos da criança ou do adolescente.

Ao garantir essa prioridade, o legislador busca assegurar que crianças e adolescentes não sejam apenas protegidos, mas também tenham oportunidades concretas para crescer em um ambiente seguro, com acesso à educação, saúde e convivência familiar adequada. 

Dessa forma, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece um compromisso da sociedade e do Estado para que os menores sejam tratados como sujeitos de direitos, com proteção integral e atenção especial.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.