Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda?

Últimos Posts

Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda?

 

Significado de contrato de compra e venda
Contrato de Compra e Venda - Imagem criada pelo Bing



Significado de contrato

De forma simplificada, obedecendo o ordenamento jurídico pertinente, contrato é a formalização de um acordo de vontades, feito entre duas ou mais pessoas, sobre um objeto determinado, criando, modificando ou extinguindo direitos e obrigações. 

Assim, através do contrato as pessoas, chamadas contratantes, definem a forma como deve ser cumprido o acordo entre elas, através de cláusulas específicas, baseadas na legislação brasileira.

Contexto Legal

No entanto, dando o sentido exato da lei, o contrato é um negócio jurídico e, como tal, deve seguir as condições estabelecidas no artigo 104, do Código Civil, para a sua validade, que são: 

I - agente capaz; 

II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; 

III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Nesse sentido, o artigo 481, do Código Civil, determina que: "Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro".

Além disso, conforme determina o artigo 483, do Código Civil, a compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. 

Neste caso, ficará sem efeito o contrato se o negócio não se concretizar, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório. 

A previsão do artigo 483, do Código Civil, é exatamente a seguinte: "A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório".

O contrato aleatório disciplinado nos artigos 458 a 461, do Código Civil, é a formalização de acordo baseado em objeto incerto, assim, os contratantes assumem o risco de que coisas ou fatos futuros, não vinham a existir. 

Exemplo usual de contrato aleatório é a formalização de compra de produto agrícola antes da colheita. Ou seja, o objeto do contrato é a negociação de safra futura, na incerteza do sucesso do plantio. 

Contrato Verbal de Compra e Venda de imóvel

O contrato de compra e venda de imóveis, conforme prevê o artigo 108 do Código Civil, pode ser celebrado sempre que não houver disposição legal em sentido contrário e o valor do negócio jurídico não exceder trinta salários mínimos.

A previsão legal exata sobre essa situação é:

"Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País."

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.