Decisão do STJ sobre responsabilidade de operadora de plano de saúde - defeito na prestação de serviço médico Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ sobre responsabilidade de operadora de plano de saúde - defeito na prestação de serviço médico

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Decisão do STJ sobre responsabilidade de operadora de plano de saúde - defeito na prestação de serviço médico

Responsabilidade de operadora de plano de saúde - defeito na prestação de serviço médico


Defeito na prestação de serviço médico, relacionado ao plano de saúde. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ sobre responsabilidade de operadora de plano de saúde - defeito na prestação de serviço médico.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Quarta Turma no AgInt no AREsp 1.414.776-SP, Rel. Min. Raul Araújo, entendendo que, operadora de plano de saúde tem responsabilidade solidária por defeito na prestação de serviço médico. Isso, quando a prestação de serviço é feita por meio de hospital próprio e médicos contratados, ou por meio de médicos e hospitais credenciados.

Sobre o caso

O julgamento foi em um processo, no qual, a demora, sem justificativa plausível, para a autorização da cirurgia indicada como urgente pela equipe médica do hospital, foi a situação levada à análise do judiciário.

Essência do entendimento do julgado

O entendimento do julgado foi o de que, o contrato é fundado na prestação de serviços médicos e hospitalares próprios e/ou credenciados, no qual a operadora de plano de saúde mantém hospitais e emprega médicos, ou indica um rol de conveniados, não há como afastar sua responsabilidade solidária pela má prestação do serviço. Assim, a operadora do plano de saúde, na condição de prestadora de serviço, responde perante o consumidor pelos defeitos em sua prestação, seja quando os presta por meio de hospital próprio e médicos contratados, seja quando por meio de médicos e hospitais credenciados. Nesse sentido, a demora para a autorização da cirurgia, indicada como urgente, pela equipe médica do hospital, sem justificativa plausível, caracteriza defeito na prestação do serviço da operadora do plano de saúde, resultando na sua responsabilização.

Final

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