Morte presumida: Quando é declarada legalmente? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Morte presumida: Quando é declarada legalmente?

Últimos Posts

Morte presumida: Quando é declarada legalmente?

morte presumida
Crisântemo Branco - Foto: Estoque PowerPoint


Quando pode ser declarada a morte presumida de uma pessoa?

Geralmente, a morte presumida está vinculada à declaração de ausência da pessoa. Isso, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva. Nesse sentido, a ordem do artigo 6º, do Código Civil, é a seguinte: 

"A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva".

Além disso, o artigo 7º do nosso Código Civil, determina as outras situações, nas quais, a morte presumida de uma pessoa pode ser declarada, sem a decretação de ausência, da seguinte forma: 

"Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência:

I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; 

II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra”. 

No entanto, a declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento. Essa, é a ordem do parágrafo único, desse mesmo artigo 7º, do Código Civil.

Declaração de ausência de uma pessoa

Com efeito, é importante informar que, será declarada aausência da pessoa desaparecida de seu domicílio sem dela haver notícia. Isso, se essa pessoa não tiver deixado representante ou procurador para a administração de seus bens. 

Declarada a ausência de uma pessoa, será nomeado um curador, para a administração dos bens da pessoa desaparecida, declarada ausente. Essa é a ordem do artigo 22, do Código Civil.

Além disso, também, será declarada ausente a pessoa desaparecida que deixou mandatário, mas, esse mandatário, não queira ou não possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes. Essa é a ordem do artigo 23, do Código Civil.

Importante informar que, representante, procurador e mandatário são expressões usadas para indicar que, o desaparecido deixou pessoa que recebeu poderes, para, em seu nome, praticar determinados atos ou administrar interesses.

Final

Por fim, esse blog oferece outros textos informativos nos ramos do Direito Civil, visando esclarecer dúvidas do dia a dia de todos. Assim, para saber outras informações interessantes sobre esse tema Clique Aqui.

1 Comentários

  1. Estou surpresa com tantas informações bacanas que encontrei nesta página!

    Obrigada Dra!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.