Possibilidade de Revisão e de Repactuação de Dívida. O que você precisa saber Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Possibilidade de Revisão e de Repactuação de Dívida. O que você precisa saber

Últimos Posts

Possibilidade de Revisão e de Repactuação de Dívida. O que você precisa saber

 

Planilha de Dados
Planilha de Dados - Foto: Estoque PowerPoint



É possível o pedido, perante a justiça, de revisão e de repactuação de dívida bancária?

O nosso Código de Defesa do Consumidor, no artigo 6º, inciso XI, prevê, como direito básico do consumidor:

“a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas”.

Assim, com foco nessa previsão legal, e de que, o Código de Defesa do consumidor estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, o entendimento é de que, sim, é possível o pedido, perante a justiça, de revisão e de repactuação de dívida bancária.

Ordem Legal Específica sobre o Tema

Nesse sentido, o Código de Defesa do consumidor, trata dessa possibilidade, mais diretamente, no artigo 104-A, da seguinte forma:

“A requerimento do consumidor superendividado pessoa natural, o juiz poderá instaurar processo de repactuação de dívidas, com vistas à realização de audiência conciliatória, presidida por ele ou por conciliador credenciado no juízo, com a presença de todos os credores de dívidas previstas no art. 54-A deste Código, na qual o consumidor apresentará proposta de plano de pagamento com prazo máximo de 5 (cinco) anos, preservados o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, e as garantias e as formas de pagamento originalmente pactuadas.”

O mencionado artigo 54-A prevê que, o CAPÍTULO VI-A - DA PREVENÇÃO E DO TRATAMENTO DO SUPERENDIVIDAMENTO – contido no Código de Defesa do Consumidor, dispõe sobre a prevenção do superendividamento da pessoa natural, sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira do consumidor.

Final

Dessa forma, a lei responde à pergunta feita no início dessa postagem.

Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.