Pedido de usucapião - pessoa com a posse do imóvel urbano por cinco anos - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Pedido de usucapião - pessoa com a posse do imóvel urbano por cinco anos -

Últimos Posts

Pedido de usucapião - pessoa com a posse do imóvel urbano por cinco anos -

Usucapião posse de cinco anos
Usucapião posse de cinco anos - Foto: Estoque PowerPoinnt



Pedido de usucapião. Pessoa com a posse do imóvel urbano por cinco anos.


Explicação Inicial


Para começar, é importante explicar que, usucapião é uma forma de aquisição da propriedade de determinado bem (móvel ou imóvel), pelo preenchimento de alguns requisitos legais.


Usucapião. Posse do imóvel por cinco anos

Para o pedido de usucapião, feito por possuidor de um imóvel urbano, por cinco anos ininterruptamente, o artigo  1.240, do nosso Código Civil, determina que:

"Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural."

Assim, esse dispositivo legal prevê que aquele que possuir, como sua, área urbana de até 250 m², por cinco anos ininterruptos e sem oposição, utilizando-a para moradia própria ou de sua família, pode requerer o reconhecimento da propriedade por meio da usucapião.

Nesse sentido, essa possibilidade visa garantir o direito à moradia, promovendo a inclusão social de pessoas que, muitas vezes, não têm acesso facilitado à regularização da propriedade formal do imóvel que ocupa. 

Além da posse contínua e pacífica, o interessado não pode ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural, assegurando que o benefício atenda aqueles que realmente necessitam.

Importante destacar que a usucapião, conforme o tema dessa postagem, é chamada de usucapião especial urbana e dispensa a necessidade de justo título e boa-fé, bastando que os requisitos legais sejam cumpridos.

O procedimento pode ser realizado tanto pela via judicial quanto pela via extrajudicial, nos casos em que não há conflito sobre a posse. 

Dessa forma, esse instituto contribui para a segurança jurídica e para a regularização de imóveis ocupados há anos sem um título formal de propriedade

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.