O que é o direito real de habitação? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada O que é o direito real de habitação?

Últimos Posts

O que é o direito real de habitação?

O que é direito real de habitação?


Direito do viúvo, da viúva ou de quem viveu em união estável com pessoa que faleceu. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; o que é o direito real de habitação?

Resposta

O direito real de habitação é a garantia, prevista no artigo 1.831, do Código Civil, de o viúvo ou a viúva continuar morando no imóvel onde residia com o cônjuge falecido.

Ordem Legal

Determina o artigo 1.831, do Código Civil: “Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, será assegurado, sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar.”

Jurisprudência

A jurisprudência é pacífica no entendimento de que, o direito real de habitação, também, é garantia de moradia ao companheiro/companheira sobrevivente, em caso de união estável.

Destaques

1) Destaco entendimento proferido no EREsp 1.520.294/SP - “O direito real de habitação possui como finalidade precípua garantir o direito à moradia ao cônjuge/companheiro supérstite, preservando o imóvel que era destinado à residência do casal, restringindo temporariamente os direitos de propriedade originados da transmissão da herança em prol da solidariedade familiar”.

2) Destaco, também, entendimento proferido no Resp 1.757.984/DF – “A jurisprudência do STJ admite o direito real de habitação do companheiro sobrevivente tanto no casamento como na união estável. “

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Tranquilamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.