STJ decide que é impenhorável o único imóvel do devedor - mesmo que adquirido no curso da execução - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada STJ decide que é impenhorável o único imóvel do devedor - mesmo que adquirido no curso da execução -

Últimos Posts

STJ decide que é impenhorável o único imóvel do devedor - mesmo que adquirido no curso da execução -

 

Imóvel Residencial
Imóvel Residencial - Foto:Leah Kelley/Pexels




Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, no REsp 1792265/SP, proibindo a penhora do único imóvel de devedor com comprovada residência no local, mesmo tendo sido adquirido no curso da execução, por considerá-lo bem de família legal.

Entendimento do julgado

Nesse sentido, o entendimento foi o de que o bem de família voluntário ou convencional é aquele cuja destinação decorre da vontade do seu instituidor, visando a proteção do patrimônio em relação à satisfação forçada das dívidas do devedor proprietário do bem. Além disso, só o fato de ser o imóvel residencial bem único do recorrido, sobre ele, necessariamente, incidirão as normas da Lei 8.009/1990, e, principalmente a impenhorabilidade. A lei 8.009/90, dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família.

Leia também Súmula 486 do STJ – impenhorável o único imóvel residencial do devedor que esteja locado a terceiros

Divulgação da decisão

A decisão foi divulgada em uma notícia, no site do STJ, com o título “Imóvel único adquirido no curso da execução pode ser considerado bem de família impenhorável”.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.