O que é o Princípio da Boa - Fé Processual? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada O que é o Princípio da Boa - Fé Processual?

Últimos Posts

O que é o Princípio da Boa - Fé Processual?

 

Princípio da Boa - Fé Processual

Princípio da Boa-Fé Processual – Informações interessantes que todos precisam saber. Esse é o conteúdo dessa postagem.

Explicação inicial

Primeiramente, sobre o princípio da boa-fé processual, “Os sujeitos processuais devem atuar com lealdade e retidão, colaborando para a prolação, em tempo razoável, da decisão de mérito”. Essa é a explicação dada por Leonardo Carneiro da Cunha, no livro “Comentários ao Código de Processo Civil”, página 40, 2ª edição, editora Saraiva.

Previsão Legal

Com efeito, a ordem do artigo 5º, do Código de Processo Civil, é de que, a boa-fé é condição, para o comportamento da pessoa, que participa, de qualquer forma, do processo civil, da seguinte forma: "Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé".

Entendimento

Assim, pelo princípio da boa-fé processual, todas as pessoas, que participam do processo civil, devem agir com lealdade e cooperação mútua, para solução justa da ação processual.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no título dessa postagem. Qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse blog estão postados outros textos sobre Princípios do Direito. Com certeza, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e direta. Assim, para saber outras informações interessantes sobre Princípios do Direito Clique Aqui.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.