Pessoa com deficiência – profissional de apoio escolar Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Pessoa com deficiência – profissional de apoio escolar

Últimos Posts

Pessoa com deficiência – profissional de apoio escolar

conceito de profissional de apoio escolar


Explicação Importante

Primeiramente, é importante informar o conceito geral de pessoa com deficiência está no artigo 2º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência e é o seguinte: “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Além disso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência é destinado a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Com efeito, essa é a ordem do artigo 1º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ou seja; o foco dessa lei é impedir qualquer diferença de tratamento, no dia a dia, que prejudique a pessoa com deficiência no exercício de seus direitos e de suas liberdades fundamentais.

Para o Estatuto da Pessoa com Deficiência, qual o conceito de profissional de apoio escolar?

O conceito de profissional de apoio escolar, para as pessoas com deficiência, está no inciso XIII, do artigo 3º, da Lei 13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; ou seja, Estatuto da Pessoa com Deficiência, da seguinte forma:

“pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas”.

Final

Nesse blog o leitor e a leitora encontram textos nas áreas explicativos com o objetivo, único de conseguir esclarecer as dúvidas do dia a dia de todos. Assim, para saber outras informações interessantes sobre diretos de pessoas com deficiência CliqueAqui. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.