Decisão do STJ: responsabilidade do Estado – em caso de falecimento de advogado nas dependências do fórum Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ: responsabilidade do Estado – em caso de falecimento de advogado nas dependências do fórum

Últimos Posts

Decisão do STJ: responsabilidade do Estado – em caso de falecimento de advogado nas dependências do fórum

Responsabilidade do Estado – em caso de falecimento de advogado nas dependências do fórum


Responsabilidade do Estado Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ sobre responsabilidade do Estado – em caso de falecimento de advogado nas dependências do fórum.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, REsp 1.869.046-SP, entendendo que há responsabilidade civil objetiva do Estado, em caso de falecimento de advogado nas dependências do fórum, pois, aplica-se, igualmente, ao estado o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva, por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

Sobre o entendimento do julgado

Nesse sentido, o entendimento foi o de que, a regra geral do ordenamento brasileiro é de responsabilidade civil objetiva por ato comissivo do Estado e de responsabilidade subjetiva por comportamento omissivo. Contudo, em situações excepcionais de risco anormal da atividade habitualmente desenvolvida, a responsabilização estatal na omissão também se faz independentemente de culpa.

Com efeito, tanto o Estado como os fornecedores privados devem cumprir com o dever de segurança, ínsito a qualquer produto ou serviço prestado. Entre as atividades de risco "por sua natureza" incluem-se as desenvolvidas em edifícios públicos, estatais ou não.  

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.