Quais são as obrigações das entidades de atendimento ao idoso? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Quais são as obrigações das entidades de atendimento ao idoso?

Últimos Posts

Quais são as obrigações das entidades de atendimento ao idoso?

Obrigações das entidades de atendimento ao idoso


Pessoa Idosa. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; quais são as obrigações das entidades de atendimento ao idoso?

Resposta

O Estatuto do idoso, no artigo 50, prevê quais são as obrigações das entidades de atendimento ao idoso, da seguinte forma:

Contrato escrito de prestação de serviço com o idoso

Nesse sentido é indispensável a celebração de celebrar contrato escrito de prestação de serviço com o idoso, especificando o tipo de atendimento, as obrigações da entidade e prestações decorrentes do contrato, com os respectivos preços, se for o caso.

Direitos e as Garantias de que são Titulares os Idosos

Com efeito, as entidades de atendimento ao idoso sevem observar os direitos e as garantias de que são titulares os idosos.

Vestuário - Alimentação – Instalações Físicas

Assim, também, as entidades de atendimento ao idoso devem fornecer vestuário adequado, se for pública, e alimentação suficiente e oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade.

Atendimento Personalizado - Preservação dos Vínculos Familiares - Recebimento de Visitas

São obrigações, também, das entidades de atendimento ao idoso oferecer atendimento personalizado, diligenciar no sentido da preservação dos vínculos familiares e oferecer acomodações apropriadas para recebimento de visitas.

Saúde – Educação – Esporte – Cultura e Lazer

Nesse sentido, as entidades de atendimento ao idoso devem proporcionar cuidados à saúde, conforme a necessidade do idoso; assim coo, promover atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer.

Assistência Religiosa – Estudo Social personalizado

As entidades de atendimento ao idoso devem, também, propiciar assistência religiosa àqueles que desejarem, de acordo com suas crenças e proceder a estudo social e pessoal de cada caso;

Doenças Infectocontagiosas

Nesse sentido, estando a pessoa idosa com alguma doença infectocontagiosa, as entidades de atendimento devem comunicar à autoridade competente de saúde toda ocorrência de idoso portador desse tipo de doenças infectocontagiosas

Exercício da Cidadania

Importante que, as entidades de atendimento devem, providenciar ou solicitar que o Ministério Público requisite os documentos necessários ao exercício da cidadania àqueles que não os tiverem, na forma da lei;

Bens Móveis – Arquivos de Anotações

Sobre os bens móveis da pessoa idosa, é indispensável o fornecimento de comprovante de depósito dos bens móveis que receberem dos idosos; além disso, as entidades devem manter arquivo de anotações onde constem data e circunstâncias do atendimento, nome do idoso, responsável, parentes, endereços, cidade, relação de seus pertences, bem como o valor de contribuições, e suas alterações, se houver, e demais dados que possibilitem sua identificação e a individualização do atendimento;

Situação de Abandono - Profissionais com Formação Específica

 Por fim, as entidades de atendimento devem comunicar ao Ministério Público, para as providências cabíveis, a situação de abandono moral ou material por parte dos familiares; além de manter no quadro de pessoal profissionais com formação específica.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Tranquilamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.


Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.