Parcelamento de dívida de condominio - processo de execução Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Parcelamento de dívida de condominio - processo de execução

Últimos Posts

Parcelamento de dívida de condominio - processo de execução

 

dívida de condomínio
Análise de Dívida - Foto: Mikhain Nilov/Pexels


É possível o parcelamento de dívida, decorrente de falta de pagamento de taxa condominial, no processo de execução?

O devedor pode pedir o parcelamento do débito de condomínio, no processo de execução. Com efeito, esse pedido deve ser feito no prazo de sua defesa. Isso, porque, o artigo 916, do Código de Processo Civil, permite essa opção. 

Nesse sentido, o parcelamento da dívida é da seguinte forma: 

1) depósito imediato de trinta por cento do valor da dívida mais custas e honorários de advogado do condomínio; 

2) divisão do valor restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.

Informação importante

A dívida, por falta de pagamento de taxa de condomínio, pode ser exigida, por ação judicial de execução. Contudo, a condição é a apresentação de documento com prova de existência da obrigação do condômino pagar o valor cobrado. Essa é a ordem do artigo 798, inciso I, alínea a, do Código de Processo Civil. 

Assim, a convenção do condomínio ou a ata de assembleia geral é título executivo extrajudicial, pois, demonstra a obrigação do condômino pagar o valor cobrado. Essa, é a ordem do inciso X, do artigo 784, do Código de Processo Civil. 

Com efeito, nessa situação, a essência é a existência de documento com os elementos: 

A) certeza - tem o sentido de que, o documento indica, exatamente, a obrigação de pagamento;

B) liquidez - tem o sentido de que, de forma clara, o valor está previsto na convenção ou aprovado em assembleia geral; 

C) exigibilidade - tem o sentido de que, a obrigação não foi cumprida e o condomínio pode exigir o pagamento do débito, por ação judicial de execução.

Final

Por fim, nesse são postados outros textos explicativos, sobre dívidas, visando exclusivamente esclarecer dúvidas do dia a dia de todos, de forma objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre dívidas Clique Aqui 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.