Decisão do STJ sobre Responsabilidade Civil do empregador, por ato praticado por seu empregado, mesmo que fora do horário de expediente, desde que em razão do seu trabalho – Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ sobre Responsabilidade Civil do empregador, por ato praticado por seu empregado, mesmo que fora do horário de expediente, desde que em razão do seu trabalho –

Últimos Posts

Decisão do STJ sobre Responsabilidade Civil do empregador, por ato praticado por seu empregado, mesmo que fora do horário de expediente, desde que em razão do seu trabalho –

Responsabilidade Civil do empregador por ato praticado por seu empregado, mesmo que fora do horário de expediente, desde que em razão do seu trabalho.


Responsabilidade Civil do empregador por ato praticado por seu empregado. Isso mesmo que fora do horário de expediente, desde que em razão do seu trabalho. Decisão do STJ.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, REsp 1.787.026-RJ, entendendo que o condomínio edilício responde pelos danos causados por seus empregados mesmo que fora do horário de expediente, desde que em razão do seu trabalho, indicado no Informativo de Jurisprudência 0717, conforme 

Essência das Informações de inteiro teor 

Nesse sentido, foi decidido que, a responsabilidade civil, geralmente, é por fato próprio, comissivo ou omissivo, atribuindo-se ao próprio agente causador do dano a obrigação de indenizar os prejuízos sofridos pelo lesado, conforme artigos 186 e 927 do Código Civil.

Eventualmente, porém, o ordenamento jurídico atribui a uma terceira pessoa, natural ou jurídica, a responsabilidade civil pelos fatos praticados pelo autor do dano, sendo essa modalidade, denominada de responsabilidade civil pelo fato de terceiro ou pelo fato de outrem, regulada, especialmente, no artigo 932, do Código Civil.

Além disso, o  importante é que, somente se estabelece o nexo causal entre o evento danoso e o fato imputado ao agente quando este surgir como causa adequada ou determinante para a ocorrência dos prejuízos sofridos pela vítima.

Final

Nesse blog o leitor e a leitora encontram textos com informações interessantes sobre decisões judiciais. Assim, para ler outras informações interessantes de notícias do judiciário sobre indenização Clique Aqui. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.