Dever do filho adulto de ajudar pais idosos: O que diz a lei? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Dever do filho adulto de ajudar pais idosos: O que diz a lei?

Últimos Posts

Dever do filho adulto de ajudar pais idosos: O que diz a lei?

 

filho adulto ajudar pai idoso
Hora da Refeição - Foto: Estoque PowerPoint

O filho adulto, mas, sem condição financeira elevada, tem o dever de ajudar seus pais idosos?

O filho adulto, independentemente de seu poder aquisitivo, tem o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Essa é a ordem da nossa Constituição Federal, no artigo 229. Assim, é a ordem legal: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

No entanto, é importante o entendimento amplo da lei, no sentido de que, a ajuda e o amparo aos pais idosos estão, diretamente, ligados aos cuidados essenciais de preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Com isso, as iniciativas necessárias dos filhos relativas aos pais, independe de seu poder aquisitivo. Nesse sentido, o Estatuto da Pessoa Idosa dá os parâmetros indispensáveis, para essa finalidade

Inversão do dever de cuidar

Por fim, é interessante a reflexão de que, o dever dos filhos adultos com relação aos pais idosos é igual ao dever dos pais com relação aos filhos menores. Ou seja; na relação entre pais e filhos, em diferentes momentos de suas vidas, a responsabilidade é invertida. Assim, a lei garante a preservação de interesses e bem-estar de quem é mais frágil na relação familiar.

Finalidade dessa postagem

Essa postagem tem a finalidade de informar sobre assuntos jurídicos interessantes para o dia a dia de todos. Clique aqui se quiser ler sobre outras situações que direitos da pessoa idosa.

6 Comentários

  1. Dra excelente explicação parabéns

    ResponderExcluir
  2. Estou completamente de acordo com a lei, precisam respeitar e atender as necessidades dos pais.

    ResponderExcluir
  3. Dra muitas vezes os filhos querem sempre ajuda Mas nao tem condicoes pois tem familia e filhos!
    Filhos e nao ganhamvovsuficiente

    ResponderExcluir
  4. Os pais se divorciaram. O pai não cumpriu com a obrigação de sustentar o filho, i. é, não pagou a pensão estabelecida no divórcio. Nesse caso, esse filho precisa sustentar o pai na velhice desse pai?

    ResponderExcluir
  5. Eu também estou interessada em saber esse assunto. Meu ex marido não cumpriu com a obrigação de pagar a pensão para o filho menor. Eu paguei a escola, os cursos de karatê, kendô, inglês e Kumon de matemática e japonês. Paguei também dois anos de Direito e mais 4 anos de Ciência da Computação (Universidade São Judas Tadeu). E a pensão era apenas de 1 salário mínimo/mês... No divórcio aceitei o salário mínimo, para ficar livre do ex o mais rápido possível...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.