Código Civil e a definição legal de doação: Uma análise detalhada Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Código Civil e a definição legal de doação: Uma análise detalhada

Últimos Posts

Código Civil e a definição legal de doação: Uma análise detalhada

Prédios residenciais - Foto: Taryn Elliott/Pexels

Para o Código Civil, o que é doação?

O conceito de doação está no artigo 538, do Código Civil, da seguinte forma: “Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra”. Essa é a doação pura.

Nesse sentido, do vocabulário legal que conceitua a doação, é importante explicar que, liberalidade, tem o sentido de dar por livre e espontânea vontade.

Informações Importantes

Com efeito, a doação pode estar vinculada à contemplação do merecimento do donatário, pode ser remuneratória ou, ainda, gravada com algum encargo. Nessas situações, a doação não perde o caráter de liberalidade, mesmo no excedente ao valor dos serviços remunerados ou ao encargo imposto. Esse contexto está indicado no artigo 540, do Código Civil. 

Na relação entre ascendente e descendente ou entre cônjuges, a doação é considerada adiantamento de herança, conforme artigo 544, do Código Civil.  

Além disso, a doação pode ser feita em forma de subvenção periódica; ou seja, em prestações pagas periodicamente. Nessa situação, o benefício pode subsistir para depois da morte do doador se ele tiver deixado outra coisa, para esse fim, mas acaba com o falecimento do donatário. Sobre esse tipo de doação, o artigo 545, do Código Civil, determina: 

“A doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado extingue-se morrendo o doador, salvo se este outra coisa dispuser, mas não poderá ultrapassar a vida do donatário”. 

Também importante a informação de que, o doador pode fixar prazo ao donatário, para declarar se aceita ou não a liberalidade. Desde que o donatário, ciente do prazo, não faça, dentro dele, a declaração, entender-se-á que aceitou, se a doação não for sujeita a encargo. Essa, é a ordem exata do artigo 539, do Código Civil. 

Alem disso, a doação pode ser feita em contemplação do merecimento do donatário, sem perder o caráter de liberalidade e estar vinculada à alguma tarefa a ser realizada por quem recebe a doação. Isso, com base no artigo 540, do Código Civil.

Efetivamente, do vocabulário legal, doador é quem faz a doação e donatário é quem recebe a doação.

Forma de formalização da doação

Por fim, a doação pode ser feita por escritura pública ou por instrumento particular. Essa, é a ordem do nosso Código Civil, no artigo 541. Assim, é a ordem legal: “A doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular.”

A escritura pública é a formalização da doação, feita em cartório de notas. 

O instrumento particular é o documento feito pela própria pessoa, escrito à mão ou em texto feito no computador ou outra forma de redação digital, mas, assinado pelas partes. 

Com efeito, é importante explicar que, visando evitar qualquer possibilidade de anulação ou nulidade da doação, é interessante que o documento seja, também, assinado por duas testemunhas.

Observação

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

Importante infrmar que, o objetivo dessa postagem é esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e direta.

Nesse blog, também, os leitores encontram textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, aqui, também, são publicados  textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos CliqueAqui.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.