Seguidores

Aviso de Direitos Autorais
Os textos deste blog estão protegidos por direito autoral, conforme o Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal e o Artigo 7º, inciso I, da Lei 9.610/1998. Esses dispositivos asseguram à autora a exclusividade de uso, publicação e reprodução da obra, independentemente de registro. A reprodução, distribuição ou adaptação não autorizada constitui violação de direitos autorais, sujeita às medidas legais cabíveis.

Decisão do STJ - não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal -

Decisão do STJ
não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas - Imagem criada pelo Bing

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, REsp 1.846.075-DF, entendendo que, não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal. Pois, a calçada é bem público de uso comum do povo.

Sobre o entendimento do julgado

Nesse sentido, o entendimento foi o de que, calçadas integram o mínimo existencial de espaço público dos pedestres, a maioria da população. 

Na qualidade de genuínas artérias de circulação dos que precisam ou preferem caminhar, constituem expressão cotidiana do direito de locomoção.

Com efeito, ficou marcado, na decisão que, no Direito, calçadas compõem a família dos bens públicos, consoante o art. 99, I, do Código Civil. 

O Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro distingue entre calçada e passeio. Juridicamente falando, as duas noções são próximas; e a distinção, tênue, pois o legislador qualificou o passeio como "parte da calçada". 

Contudo, o que se vê geralmente é a brutal apropriação de calçadas para usos particulares destituídos de função ou benefício social, atributo inseparável da classe dos bens públicos.

Final

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pessoa morreu. Seu herdeiro precisa pagar suas dívidas?

Direito de herança do cônjuge sobrevivente

Falecendo pessoa casada e com filhos, sem testamento, qual é a parte de seu cônjuge na herança?

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *