Seguidores

Aviso de Direitos Autorais
Os textos deste blog estão protegidos por direito autoral, conforme o Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal e o Artigo 7º, inciso I, da Lei 9.610/1998. Esses dispositivos asseguram à autora a exclusividade de uso, publicação e reprodução da obra, independentemente de registro. A reprodução, distribuição ou adaptação não autorizada constitui violação de direitos autorais, sujeita às medidas legais cabíveis.

Regime de Bens no Casamento - Participação Final nos Aquestos

 

Regime de Bens no Casamento
Casal passeando na rua - Foto: Clem Onojeghuo/Pexels

Casamento. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente;

O que é o regime da participação final nos aquestos, no casamento?

O regime de participação final nos aquestos é um regime de bens, existente entre pessoas casadas, com regras que ditam sobre os interesses econômicos e patrimoniais do casal, escolhido antes do casamento, através de documento denominado pacto antenupcial.

No regime de participação final nos aquestos, cada cônjuge possui patrimônio próprio, e lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento. Essa, é a essência da ordem do artigo 1.672, do Código Civil.

Previsão Legal

O regime da participação final nos aquestos está previsto no Código Civil, nos artigos 1.672 a 1.686. Nesse sentido, a essência do significado desse regime de bens está nas ordens dos artigos 1.672 e 1.673, do Código Civil, da seguinte forma:

Artigo 1.672: “No regime de participação final nos aquestos, cada cônjuge possui patrimônio próprio, consoante disposto no artigo seguinte, e lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento”.

Artigo 1.673: “Integram o patrimônio próprio os bens que cada cônjuge possuía ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento”.

Artigo 1.673 - Parágrafo único. A administração desses bens é exclusiva de cada cônjuge, que os poderá livremente alienar, se forem móveis."

Final

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pessoa morreu. Seu herdeiro precisa pagar suas dívidas?

Direito de herança do cônjuge sobrevivente

Falecendo pessoa casada e com filhos, sem testamento, qual é a parte de seu cônjuge na herança?

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *