STJ decide que é válido testamento particular com assinatura da testadora substituída por sua impressão digital - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada STJ decide que é válido testamento particular com assinatura da testadora substituída por sua impressão digital -

Últimos Posts

STJ decide que é válido testamento particular com assinatura da testadora substituída por sua impressão digital -

 

É válido testamento particular com assinatura da testadora substituída por sua impressão digital

Testamento particular. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; STJ decide que é válido testamento particular com assinatura da testadora substituída por sua impressão digital.

Sobre a decisão

Interessante decisão, proferida no REsp 1.633.254-MG, entendendo que é válido o testamento particular que, não foi assinado de próprio punho pela testadora. A assinatura do instrumento foi por impressão digital, tendo sido observada a sua real vontade.

Sobre o caso

No caso, a despeito da ausência de assinatura de próprio punho do testador e de o testamento ter sido lavrado a rogo e apenas com a aposição de sua impressão digital, não havia dúvida acerca da manifestação de última vontade da testadora que, embora sofrendo com limitações físicas, não possuía nenhuma restrição cognitiva.

Sobre o entendimento do julgado

Sobre o entendimento, ficou indicado que, em se tratando de sucessão testamentária, o objetivo a ser alcançado é a preservação da manifestação de última vontade do falecido, devendo as formalidades previstas em lei serem examinadas à luz dessa diretriz máxima, sopesando-se, sempre casuisticamente, se a ausência de uma delas é suficiente para comprometer a validade do testamento em confronto com os demais elementos de prova produzidos, sob pena de ser frustrado o real desejo do testador.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.