Seguidores

Aviso de Direitos Autorais
Os textos deste blog estão protegidos por direito autoral, conforme o Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal e o Artigo 7º, inciso I, da Lei 9.610/1998. Esses dispositivos asseguram à autora a exclusividade de uso, publicação e reprodução da obra, independentemente de registro. A reprodução, distribuição ou adaptação não autorizada constitui violação de direitos autorais, sujeita às medidas legais cabíveis.

Decisão do STJ – quando a guarda da criança deve permanecer com o pai ou a mãe

Decisão do STJ
Decisão do STJ sobre guarda de filho


Guarda unilateral de filha ao pai. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ sobre manutenção de guarda unilateral de filha ao pai, prevalecendo o princípio constitucional do melhor interesse da criança.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, mantendo a guarda unilateral da filha ao pai, prevalecendo o princípio constitucional do melhor interesse da criança.

Sobre o caso julgado

No caso, o pai ajuizou ação com o objetivo de obter a guarda da filha sob a alegação da prática de atos de alienação parental por parte da genitora.

Sobre o entendimento do julgado

Nesse sentido, o entendimento foi o de que, embora a partir do início da vigência da Lei 13.058/2014, a guarda compartilhada foi adotada, pelo sistema jurídico brasileiro, como o modelo prioritário, no momento de decidir sobre o tipo de guarda, o juiz deve analisar as especificidades que envolvem a relação entre pais e filhos e, sobretudo, considerar o princípio constitucional do melhor interesse da criança, que pode levar, inclusive, ao estabelecimento da guarda unilateral, para manter a guarda unilateral ao pai.

Divulgação da decisão

A decisão foi divulgada, no site do STJ, em uma notícia com o título “Terceira Turma considera melhor interesse da criança e mantém decisão que deu guarda unilateral ao pai”. O número do processo não foi informado, pois, corre em segredo de justiça.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pessoa morreu. Seu herdeiro precisa pagar suas dívidas?

Direito de herança do cônjuge sobrevivente

Casamento entre ex-cunhados. O que você precisa saber

Falecendo pessoa casada e com filhos, sem testamento, qual é a parte de seu cônjuge na herança?

O que é parentesco por afinidade?

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *