O que você precisa saber sobre condomínio em prédio e a obrigatoriedade de seguro contra risco de incêndio Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada O que você precisa saber sobre condomínio em prédio e a obrigatoriedade de seguro contra risco de incêndio

Últimos Posts

O que você precisa saber sobre condomínio em prédio e a obrigatoriedade de seguro contra risco de incêndio

 

seguro contra incêndio
Incêncio - Foto: Estoque PowerPoint

Significado de condomínio edilício

O nosso Código Civil utiliza a expressão condomínio edilício para regular direitos e deveres simultâneos de pessoas que dividem o mesmo espaço em um prédio, chamado de edificação vertical; como, por exemplo, prédio residencial. 

Além disso, também, essa expressão é usada para regular direitos e deveres simultâneos de pessoas que, dividem espaços comuns com casas, chamadas de edificações térreas ou sobrados. Essas casas ocupam um espaço, delimitado por muros. 

Nesse sentido, o condomínio edilício algumas partes são de uso exclusivo de cada condômino e partes de uso comum de todos os condôminos. Assim, em um prédio residencial, o apartamento é de uso exclusivo do morador, mas, o salão de festas é de uso de todos os moradores. 

Os direitos e deveres relativos ao condomínio edilício estão previstos nos artigos 1.331 a 1.358, do Código Civil. Nesses dispositivos de lei são colocadas ordens, algumas dessas ordens não permitem variações, conforme vontade dos condôminos; enquanto outras ordens, dão parâmetros, para regulação em convenção condominial.

É obrigatório o seguro contra risco de incêndio em um condomínio edilício?

No que diz respeito ao seguro contra incêndio, a lei é clara e pontual ao determinar que, o condomínio deve fazer o seguro de toda a edificação. Isso, contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial. A obrigação de o condomínio fazer seguro contra incêndio está no artigo 1.346, do nosso Código Civil, da seguinte forma: "É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial".

Observação

Por fim, a intenção principal desse blog é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.