Devido processo legal - Significado Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Devido processo legal - Significado

Últimos Posts

Devido processo legal - Significado

Devido Processo Legal
Símbolos da Justiça - Foto: Sora Shimazaki/Pexels

Princípio do Direito. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; 

O que quer dizer o princípio do devido processo legal?

O princípio do devido processo legal, previsto no inciso LIV, do artigo. 5º, da Constituição Federal, afirma que “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”. Por esse princípio, qualquer resultado processual que, incida na liberdade ou no patrimônio das partes, deve ser determinado por decisão prolatada em processo que tenham sido respeitados os princípios do contraditório e da ampla defesa. Disso, resulta a segurança jurídica dos litigantes.

Nesse sentido, Teori Albino Zavascki, na obra "Antecipação da Tutela", 6ª edição, página 67, explica: "Por outro lado, reza a Constituição Federal que “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal” (art. 5º, LIV), assim entendido o processo que assegura aos litigantes “o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes” (LV).Nesse conjunto de garantias está inserido o direito à segurança jurídica, de cuja densidade se pode extrair que não apenas a liberdade, mas também os bens em sentido amplo (inclusive, pois, os direitos subjetivos de qualquer espécie) hão de permanecer sob a disposição de quem os detém e deles se considera titular, até que se esgote o devido processo legal".

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.