Prazo para impugnar a validade de um testamento Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Prazo para impugnar a validade de um testamento

Últimos Posts

Prazo para impugnar a validade de um testamento

 

Homem Escrevendo
Homem Escrevendo - Foto: Estoque PowerPoint

Qual é o prazo para impugnar a validade de um testamento?

O prazo para impugnar a validade de um testamento, pela via judicial, é de 05 anos a partir da data de seu registro. Essa, é a ordem do artigo 1.859, do Código Civil, da seguinte forma:

“Extingue-se em cinco anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro”. 

Com efeito, o registro do testamento é feito após a morte do testador, mediante ordem de um juiz ou uma juíza; ou seja, pela via judicial, em procedimento de abertura, registro e cumprimento de testamento.

Motivos para impugnar a validade de um testamento

No entanto, é importante explicar que, para pedir a impugnação de um testamento, é indispensável a existência de elementos que violam as ordens legais, para a manifestação de última vontade de uma pessoa.

Além disso, é razoável o entendimento de que,  para a análise de impugnação de um testamento, pela via judicial, as ordens, previstas em lei, devem ser examinadas com foco, sempre que possível, na preservação da manifestação de última vontade do testador falecido. 

Ou seja, é indispensável procurar entender se a ausência do cumprimento de alguma ordem legal, realmente, é suficiente para comprometer a validade do testamento. Isso, para evitar que, a sincera vontade do testador seja frustrada.

Explicações importantes

Importante explicar que, testamento é o ato, pelo qual, a pessoa capaz, maior de dezesseis anos, manifesta sua última vontade. Nesse sentido, essas indicações estão no artigo 1.857 e no parágrafo único do artigo 1.860, todos do Código Civil.

Com efeito, o testamento não será invalidado, ocorrendo a declaração de incapacidade do testador, após o ato. Assim como os incapazes, também, não pode testar a pessoa que não tiver pleno discernimento, no ato de manifestar sua última vontade. Como resultado, o testamento feito por um incapaz não passa a ter validade, deixando de existir a incapacidade do testador. Essas, são as ordens dos artigos 1.860 e 1.861, do Código Civil.

Além disso, é importante informar que, são válidas as disposições testamentárias de caráter não patrimonial. Essa é a ordem do parágrafo 2º, do artigo 1.857, do Código Civil.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.