Princípio do contraditório: Significado e importância na Constituição Federal Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Princípio do contraditório: Significado e importância na Constituição Federal

Últimos Posts

Princípio do contraditório: Significado e importância na Constituição Federal


Princípio do contraditório
Debate de ideias - Foto: Mikhail Nilov/ Pexels



Significado e considerações gerais sobre esse princípio

Significado

O princípio do contraditório garante às partes, chamadas de litigantes no processo judicial ou administrativo, o direito ao debate das questões colocadas, visando a ampla defesa de cada litigante. Nesse sentido, o contraditório tem o sentido de debate de ideias entre as partes no processo. Com efeito, esse princípio é indicado no artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal.

Outras Explicações

Assim, pelo princípio do contraditório a pessoa tem o direito de defesa, podendo se manifestar sobre as questões alegadas em seu desfavor. O debate, das questões conflituosas, é importante para o convencimento de quem julgará o caso, encerrando o processo. No entanto, é possível ocorrer determinado tipo de decisão no processo, imediatamente após o pedido comprovado de urgência ou risco na demora; ou seja, sem a manifestação de uma das partes litigantes, em caso de urgência e risco na demora do provimento jurisdicional, dependendo da situação concreta apresentada.

Doutrina

"O princípio do contraditório, ou da bilateralidade da audiência dá expressão a um princípio de natureza constitucional do direito brasileiro, que é o direito de defesa, ou direito ao devido processo legal, consubstanciado no art. 5º, LV, da Constituição Federal".  Nesse sentido, é o ensinamento de Ovídio A. Baptista da Silva e Fábio Luiz Gomes na obra “Teoria Geral do Processo Civil”, 5ª edição, página 51.

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil - Foto: Mateus Bonifácio de Ávila/Pexels


Final

Por fim, nesse blog são publicados outros textos com informações interessantes sobre assuntos jurídicos do dia a dia de todos. Assim, para saber outras informações  Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.